Imagem capa - Como escolher o buquê de noiva para o meu casamento por Renan Baschirotto Vieira
Dicas casamento

Como escolher o buquê de noiva para o meu casamento

Depois do vestido, o buquê de noiva talvez seja o item mais difícil de se escolher. São muitas opções de formatos e ainda mais opções de flores e cores. Esse item traz muito significa ao look da noiva e por isso é tão importante. Para te ajudar com essa missão, listamos algumas dicas para que você faça a escolha de acordo com seus gostos, e também com o estilo do seu casamento e modelo do vestido. Veja abaixo. 

Buquê de noiva e o vestido

É claro que o noivo é importante no grande dia, mas todos sabem que a grande estrela da cerimônia, é a noiva, e também não poderia ser para menos. A produção do look e a preparação para o casamento é feita com tanto atenção e cuidado, que elas merecem receber atenção. Para realçar ainda mais a beleza do vestido, o buquê de noiva deve se encaixar.

Buquê de noiva redondo: este tipo de buquê de noiva, certamente é um dos mais tradicionais. Geralmente com medidas em torno de 30 centímetros, este tipo é ideal para vestidos de casamento mais simples, e ou com saia mais elaborada. Se vai se casar com um modelo princesa ou com saia volumosa, o buquê redondo é uma boa escolha.

Silvestre: o buquê silvestre está em alta, seguindo as tendências dos casamentos Boho Chic (que une elementos dos movimentos hippie, rocker moderno e étnico). Composto por qualquer tipo de flor  da estação do casamento, é uma opção mais casual e simples. Casamentos mais rústicos e ou em espaços naturais, pedem esse estilo de buquê de noiva. Da mesma forma que os modelos de vestido mais soltos, com rendas e ou flores em tecidos leves.

Buquê de noiva Assimétrico: este buquê rouba a cena. Composto por flores muito diferentes, dispostas estrategicamente para criar um ar moderno e chique, também é um dos queridos dos últimos anos. É uma boa opção para os vestidos de decote mais fechados e ou de coração, com corte mais simples e sofisticados.

Com haste longa: Composto por tipos e flores cujos caules são mais longos e finos, é a “repaginação” do modelo tradicional.  Esta opção que combina bem com  mulheres mais altas, imprime muita elegância e sobriedade ao look.

Buquê de noiva Cascata: Atualmente não é mais tão usado, mas também pode ser uma boa opção para aquelas que gostam do tradicional. Ainda é mais recomendado para noivas altas, e que vão usar véu.



Buquê de noiva e formato do corpo

Assim como roupas e acessórios, o buquê de noiva também pode ser escolhido de acordo com seu tipo de corpo, para ajudar a valorizar aquilo que mais gosta e ou também amenizar aquilo que incomoda. 

Ampulheta: (medida dos ombros é a mesma que a dos quadris, e a cintura é mais estreita), pelos conselhos da moda, nesse caso você deve optar por vestido de noiva com tipo evasé ou sereia, para realçar suas curvas. Para este tipo de vestido, o ideal é escolher um buquê de noiva redondo ou cascata.

Pera: (ombros e a cintura são mais estreitos que os quadris), a dica aqui, é para o corte princesa. Para este modelo, um buquê cascata, silvestre ou assimétrico ficará lindo.

Triângulo: (ombros largos visivelmente maiores que o quadril e coxas), modelos com decotes abertos ou com ombros caídos são indicados para dar volume à parte inferior. O buquê de noiva nesse caso, poderá ser o assimétrico ou em cascata, para alongar o visual.

Redondo: (largura da cintura é bem maior que a dos ombros e a dos quadris), vestidos de corte império, combinado com um buquê cascata ou assimétrico são ideais para aquelas que desejam ficar com uma silhueta mais alongada. 



Buquê de noiva e sua personalidade

Não é só o tipo de corpo e ou modelo de vestido que devem ser levados em conta na decisão do buquê de noiva. Afinal, você irá carregá-lo, então é importante também que esteja de acordo com sua personalidade.

Noiva tradicional: o buquê de noiva redondo, é lindo e ideal para noivas mais tradicionais. 

Noiva romântica: se você é romântica, vai ficar uma princesa com um buquê cascata.

Noiva boho: buquê silvestre vai combinar bem com seu estilo.  Ele deve ser mais simples, e pode ser feito com qualquer flor da estação.

Noiva sofisticada: Aposte em opções de flores cujas hastes sejam mais longas.

Buquê de noiva e estilo do seu casamento

O estilo do casamento também interfere na escolha da decoração, cores, flores e buquê de noiva. 

Casamento clássico: As cores clássicas e suaves desse estilo de casamento, combinam bem com rosas, papoilas, hortênsias, peônias, camélias e ramos silvestres.

Casamento romântico: O estilo romântico geralmente é composto por elementos e cores naturais, então para o seu buquê de noiva, escolha flores de cor nude, e também cores vivas das flores silvestres como, por exemplo, gardênias, cravos, camélias, lavanda, mosquitinho.

Casamento moderno: modernidade, aposte no buquê assimétrico. Para as flores, são boas opções as orquídeas, tulipas, rosas e camélias.

Casamento vintage: este tipo de casamento pede um buquê de flores com tons nude contrastando com outros mais escuros. Para este estilo, você pode escolher as flores que preferir combinadas com flores silvestres.

Casamento rústico: as flores lavanda, craspedias e mosquitinho podem ser suas principais escolhas para montar um lindo buquê de noiva silvestre. 

Casamento na cidade: o estilo cosmopolitan, pede um buquê  moderno, composto por flores de tronco longo como, por exemplo, tulipas e rosas.


  


Além dessas dicas acima, você ainda poderá escolher as flores de acordo com a estação. Certamente você escolheu a data por um motivo especial, então nada mais justo que optar pelas flores que celebram o dia. Outono, primavera, outono e inverno, cada uma delas tem opções para que seu buquê de noiva fique lindo. 

Agora se mesmo depois de ler esse arquivo, ainda estiver com dúvidas, vale a pena testar mais de um modelo de buquê de noiva, quando for fazer a próxima prova do vestido. E não se preocupe, geralmente as noivinhas são muito indecisas, mas no final dá tudo certo, e elas entram deslumbrantes na celebração. 

Se ainda não tem o serviço de fotografia para seu casamento entre em contato. Para mais conteúdos legais siga nosso Facebook ,  Instagram e canal do Youtube.