Imagem capa - Organizar casamento: Um guia para planejar o grande dia por Renan Baschirotto Vieira
Dicas casamento

Organizar casamento: Um guia para planejar o grande dia


A união de duas pessoas, é um importante passo e, por isso, é fundamental que todas as decisões sejam tomadas em conjunto, e que desde o primeiro momento ambos se comprometam com os preparativos, alegrias e frustrações ao longo do processo de planejamento.  Organizar casamento é muito trabalhoso, cansativo, por vezes estressante, mas que traz uma recompensa inexplicável para o casal. 

Mas calma, nada de desistir ou ficar desanimados, há sim muito trabalho pela frente, mas com o amor de vocês, e com a nossa ajudinha, as coisas podem ser mais fáceis. Veja abaixo um checklist com as etapas a serem concluídas de acordo com os meses e também dicas para facilitar a conclusão delas.  

Após a “maratona” da organização, vocês poderão aproveitar a experiência e festejar essa nova fase a dois. 

Mais de 12 meses antes:

1-Defina a data da cerimônia.

2- Compre uma pasta e um caderno para arquivar contratos e fazer anotações importantes. 

3- Estipule um orçamento.

4- Escolha o estilo da festa.

Organizar casamento: Como escolher a data?

Se começaram a organizar casamento, mas ainda não se decidiram sobre a melhor data, leia essas 4 dicas abaixo.


Uma data importante


Ao organizar casamento muitos escolhem a data de acordo com um dia importante que marcou a vida do casal. Por exemplo, podem marcar no mesmo dia do início do namoro, o primeiro beijo, o noivado, o primeiro encontro.  Ou ainda, em dias cujos números trazem sorte, ou representam algo simbólico. Talvez não seja possível se casar no exato dia, porque o dia pode cair durante a semana, por exemplo, então a dica é aproximar essa data o máximo possível.


Estações do ano


Para organizar casamento, é recomendável levar em consideração, as previsões ou características do tempo. Afinal dependendo da estação, a localização, o clima, o estilo e decoração do seu casamento podem ser diferentes. Vocês preferem o calor ou o frio? Pensem na cerimônia em um ambiente aberto ou fechado? Preferem elegância ou descontração? Folhas ou flores?


Convidados especiais


Ainda existe a escolha pela presença de amigos ou familiares que vivem longe e fiquem condicionados a um determinado período para viajar. Dessa forma, vale também considerar ao organizar casamento esse critério. A dica aqui é conversar com seus convidados mais importantes para definirem o dia mais adequado. Mas para isso é preciso ser prático e uma vez escolhida a data, evite mudanças.


Data do casamento pela numerologia


Aos casais que curtem o significado dos números, apostar na numerologia pode ser uma boa opção para organizar casamento e definir a data. É importante destacar que  não existem datas ruins, porém os noivos precisam estar atentos para não escolherem uma data que não combine com a personalidade do casal. Na numerologia cada número representa um tipo de energia, então a dica é optar pelo que mais combina com vocês e com o que querem ter no grande dia. Por fim, ainda é preciso lembrar da disponibilidade da Igreja ou cartório no dia pretendido. Por isso, a decisão da data do casamento deve ser bem pensada para que seja perfeita!


12 meses antes:


5- Faça a primeira lista de convidados.

6- Crie uma pasta de referências para o look da noiva, decoração, papelaria e lembrancinhas.

7- Comece a pesquisar os fornecedores.

10 meses antes:

8- Feche os primeiros contratos para garantir a disponibilidade de datas.

9- Crie a identidade visual do cerimônia e festa.

10- Escolha os padrinhos.


Padrinhos de casamento? 7 dicas para te ajudar a escolher 


Ao organizar casamento, a maioria dos noivos passa pelo menos dilema: quem convidar para padrinhos de casamento? A orientação principal é optar pelas pessoas com quem vocês sabem que poderão contar em qualquer momento da vida.   

Os padrinhos de casamento desempenham um papel muito importante na vida do casal, e saber o verdadeiro sentido deles, pode ajudar a escolher as pessoas certas.  No processo de organizar casamento, eles serão aliados, e após a cerimônia eles devem ser pessoas próximas ao casal, e que estarão presentes para auxiliar nos momentos difíceis e também para compartilhar as alegrias.  


Faça uma seleção 


Como não é possível chamar todas as pessoas que gostariam, talvez seja mais fácil organizar casamento se o casal fizer uma lista com os possíveis padrinhos. Após, conversem sobre todos os nomes. O relacionamento com o casal, a proximidade, o tempo de convivência. E então aos poucos devem ir diminuindo essa lista, até chegaram ao número adequado.  

  




A decisão precisa ser conjunta 


Os dois precisam estar de acordo com a escolha dos padrinhos de casamento. Caso um dos noivos não concorde com a escolha do outro, conversem. E se for preciso “negociem” com muita calma, amor e compreensão, afinal organizar casamento fica mais fácil se for feito em conjunto. 


  

Escolhendo pelo nível de intimidade 


Como já dito, os padrinhos de casamento são importantes para a vida do casal, por isso, uma das formas de ajudar a escolher, é se baseando no nível de intimidade com as pessoas que estão na sua lista. Vocês poderão sempre contar com aquela pessoa?  Ligar de madrugada caso precise?  


Diferentes áreas da vida 


Outra dica que pode ajudar na seleção dos padrinhos de casamento, é escolher pelo menos um casal para cada núcleo importante de sua vida: família, amiga de infância, de escola, de faculdade, de trabalho. A maioria das pessoas costuma ter alguém especial em cada área da vida e incluí-las seria interessante.  


Familiares 


Na maioria dos casos, os noivos escolham para padrinhos de casamento alguns familiares, mas isso não é regra. É sempre importante escolher aqueles que realmente participam da vida dos noivos, que são amigos e companheiros e que estarão juntos caso precise no processo de organizar casamento.   


Pessoas que não são casais 


Alguns noivos ficam inseguros para escolherem padrinhos de casamento quando querem convidar apenas uma pessoa do par, como por exemplo, a amiga de infância que começou a namorar há poucos meses. Se realmente for uma pessoa querida ela irá entender, e do ponto de vista da etiqueta de organizar casamento, pode sim mesclar colocando outra pessoa, mais íntima, junto com ela. Só não é muito adequado separar casais que já são casados.


9 meses antes:


11- Verificar no cartório a documentação para o casamento civil.

12- Escolher o destino da lua de mel.

13- Elaborar o  convite dos padrinhos (sejam criativos).

5 lugares tendência para lua de mel

A lua de mel é um importante ritual de passagem para o casal, por isso ao organizar casamento é preciso pensar muito bem nela. Então planeje com cuidado e carinho esse momento tão especial, e se inspire na seleção abaixo para escolher o lugar que mais combina com vocês.


Chile


O chile vem sendo um dos principais países de escolha dos casais para a lua de mel. Além de estar bem perto do Brasil, é um local com grande diversidade e atrativos para todos os gostos. Um dos pontos turísticos mais visitados é o Deserto do Atacama, paisagem incrível para observação de estrelas. Mas ainda tem muitas lagoas e visuais naturais românticos e de tirar o fôlego.  E para quem quiser uma viagem 2 em 1, pode dar um pulo até a Patagônia chilena. É que parte da Patagônia está no Chile e outra parte pertence à Argentina. Ao organizar casamento, dá para se programar de visitar na lua de mel dois países em uma única viagem.


Ilhas Maurício


Mais um destino muito procurado que pertence a África. As Ilhas Maurício é um local de muita história, cultura e, natureza. Além das belezas naturais, conta com uma incrível  infraestrutura para a lua de mel, com muitos resorts e hotéis tranquilos e românticos.  A ilha também conhecida como como Mauritius dispõe de praias paradisíacas, água azul, mar calmo e areia branca, fazendo com que seja um dos destinos mais glamourosos da África. Além de aproveitar a água e o sol, ainda pode organizar casamento, combinando essa viagem com os safáris na África do Sul.


Maragogi


As praias da cidade nordestina está entre as mais belas do país, sendo um escolha de cenário da lua de mel perfeita. Conhecida como caribe brasileiro, Maragogi oferece ótimo clima, água cristalina, piscinas naturais, mergulho com muitas espécies, gastronomia local e muitos frutos do mar. Além da sua beleza natural, dispõe de excelentes hotéis, pousadas e resort que já foi eleito, como o melhor da América Latina. Estando em Maragogi ainda é possível visitar outras cidades turísticas de Alagoas, Maceió e Pernambuco como, por exemplo, Porto de Galinhas.


Fernando de Noronha


Os cenários de Fernando de Noronha vivem em perfeita  harmonia com a natureza e esse é um dos motivos que fazem do arquipélago um dos locais mais escolhidos para lua de mel. Conhecida como um local bem preservado, e com poucas intervenções humanas, conta com água muito cristalina e rasa, prática de mergulho, belas praias, paisagens exuberantes e um pôr do sol de tirar o fôlego. 


Paris


A cidade luz ou a cidade do amor, ainda é um dos cenários mais românticos para lua de mel, e muitos casais ao organizar casamento, classificam Paris como um sonho.  A atmosfera parisiense traz uma arquitetura e cafés charmosos, museus, igrejas lindas, restaurantes premiados, e muita história e artes.  Explorar os cantos e arredores da cidade e eternizar com um ensaio fotográfico em frente à Torre Eiffel também é uma ótima opção durante a viagem, com infinitas atrações.


8 meses antes:


14- Decida o vestido de noiva.

15- Convide os padrinhos.

16- Feche a lista de convidados. 

17- Crie a papelaria do casamento seguindo a identidade visual. Comece pelo save the date e convite. 


Vestido de noiva: alugar, comprar ou mandar fazer?


Você já ficou por horas pensando sobre o seu vestido de noiva, mas ainda não chegou a nenhuma conclusão? Alugar, comprar ou mandar fazer? Para responder essa pergunta, primeiro de tudo leve em consideração a verba disponível para o vestido de noiva, e o prazo até o casamento. Ao organizar casamento, é necessário estipular os valores máximos de cada item para que tudo saia como planejado.  


Alugar o vestido de noiva 


Essa opção se encaixa bem para as noivinhas que tem pouco tempo, ou tem uma verba menor para o vestido de noiva. A oferta é enorme, com opções variadas e que atendem vários estilos. Encontrando um bom fornecedor é possível ir desde vestidos simples até os sofisticados.   Mas não considere essa opção ruim por achar que ao optar por um vestido alugado, será nada exclusivo. Muitas lojas oferecem a locação do primeiro aluguel, ou seja, você poderá fazer um vestido de noiva sob medida de um desenho exclusivo, que somente após seu casamento será colocado para locação de outras noivas.  


Comprar o vestido de noiva 


Algumas pessoas tem um apego sentimento por algumas coisas, principalmente se tratando de um item tão importante quando um vestido de noiva. Se esse é seu caso, talvez comprar seja a melhor opção, uma vez que você o terá para sempre. Por isso ao organizar casamento, deixe uma verba suficiente para este fim. Ou bateu o olho em um vestido e se apaixonou? Nesse caso, comprar ele pronto,também é o mais indico. Dificilmente um amor por um vestido irá sair da sua cabeça, então o melhor a fazer, é levá-lo para casa. 


Mandar fazer o vestido de noiva 


Ao organizar o casamento bem, terá tempo e orçamento, então essa opção agrega um pouco das duas anteriores. Você vai poder ver vários modelos, se inspirar em mais de um vestido de noiva, e ter ele para sempre.  A grande vantagem em mandar fazer à medida é que o vestido terá o melhor caimento, já que será feito seguindo suas curvas, sem as “sobras” de tecidos para futuros reajustes, como acontecem em alguns modelos de primeira locação.


7 meses antes:


18- Feche o cardápio do buffet.

19- Escolha onde será o dia da noiva e a noite de núpcias.

20- Crie o site do casamento e ou a lista de presentes.

21- Produza a papelaria.

22- Envie o save the date.

23- Confira toda a documentação necessária à viagem de lua de mel.

Comidas

Os cardápios serão um evento a parte. As tendências de casamento apontam para a multiculturalidade. Por isso ao organizar casamento, conte que a culinária deve ser diferenciada, e incluir petiscos e pratos tradicionais das regiões de origem dos noivos.

Devido a isso, os fingers foods (alimentos destinado a ser consumido diretamente com as mãos) estarão em alta. Os casais vão solicitar cada vez mais esse serviço no intuito de proporcionar aos convidados a oportunidade de desfrutar de muitas opções em menor escala. Em relação ao doce principal da festa, o bolo, o naked cake  ainda será o mais solicitado. Os bolos sem nenhuma cobertura continuarão sendo os protagonistas das mesas de doces dos casamentos em 2019-2020.


6 meses antes:


24- Defina o traje do noivo e dos padrinhos.

25- Comece a organizar o chá de panela. 

26- Escolha e produza as lembrancinhas personalizadas.

27- Envie os convites de casamento para os convidados de outras cidades.


5 meses antes:


28- Reúna-se com o decorador e defina a decoração da igreja e do salão.

29- Escolha e compre as alianças.

Decoração

Ao organizar casamento, é preciso ficar claro, que a decoração deve seguir o estilo do espaço escolhido para o casamento, porém alguns elementos são tendências. E um dos principais, é a cor. O tom eleito pelo instituto Pantone como a cor do ano foi o living coral, ou coral vivo. Ele será visto nos tecidos, nas flores, no bolo e até no vestido e ou arranjo das madrinhas.

As luzes também serão aliadas de uma decoração em estilo romântico. As lâmpadas e luzinhas podem ser usadas desde o altar até a pista de dança. Já os elementos naturais, contarão com flores suspensas e decoração aérea. Para os casamentos ao ar livre, que também são tendências, os elementos de decoração contarão com arcos de formatos variados e também, tendas brancas e transparentes.


4 meses antes:

30- Envie os convites aos outros convidados.

31- Pesquise as músicas que não devem faltar na festa.

32- Defina o fornecedor do buquê e escolha as flores.

Música

Não há regra única, quando o assunto é a música do casamento, afinal cada pessoa tem seus gostos e estilos musicais. Porém a tendência para os casamentos 2019-2020, dita sobre a diversidade e bom senso.

Casa momento da cerimônia pode e deve ter estilos musicais distintos. Por exemplo, para um momento mais espiritual, músicas mais clássicas, mais melódicas ou com arranjos mais sofisticados, devem ser as primeiras opções. Já para os momentos mais descontraídos da festa, os ritmos são mais livres.

Para a cerimônia religiosa, os grupos musicais, com instrumentos de sopro e piano serão quase unanimidade entre os casais. Já para a comemoração, bandas e DJ serão os principais responsáveis pela animação de todos. Por isso ao organizar casamento, deixe espaço para o planejamento musical.


3 meses antes:

33- Faça o ensaio pré-wedding.



34- Escolha as músicas da cerimônia (entrada dos pais, padrinhos, noiva

etc.)

Motivos para fazer um pré-wedding

Ao organizar casamento, muitos casais não planejam fazer o pré- wedding. Mas as fotos desse ensaio além de ser um momento de relaxamento e diversão para os noivos, também é o registro dos últimos momentos de ambos enquanto “solteiros”.  Veja alguns dos motivos para fazer o pré-wedding. 

Ter um tempo só para os dois

Organizar casamento envolve muito trabalho e correria, em alguns períodos, os noivos ficam com pouco tempo a sós.  O pré-wedding, será aquele “dia de folga” do casal.

Ter contato com ensaio profissional

Geralmente o pré-wedding é o primeiro contato do casal com um ensaio fotográfico profissional. Por isso, é uma boa oportunidade de familiarizar com as câmeras , e também é importante para  aproximar o casal e o fotógrafo contratando, criando uma relação de confiança. 

Contar a história do casal

Ainda é importante ao organizar casamento, contar com esse ensaio, porque ele vai  contar a história do casal, e essas imagem lindas dessa trajetória ainda poderão ser usadas na decoração, tanto da festa, quando do novo lar. 

Save the date

Sabe o save the (salve esta data) date que sugerimos que ao organizar casamento, seja programado para envio 7 meses de antes? Então, vocês podem aproveitar o ensaio para também fazer algumas fotos para o ele. 


2 meses antes:

35- Dê entrada no casamento civil com antecedência máxima de 60 dias.

36- Alugue o carro que levará a noiva ao casamento.

37- Defina os acessórios da noiva (jóias, véu, tiara).

38- Faça o curso de noivos.


1 mês antes:

39- Faça a última prova do vestido de noiva.

40- Faça o chá de panela (e divirta-se!).

41- Verifique as confirmações da lista de convidados e peça à equipe de RSVP para fazer contato com os não confirmados.

42- Revise e ajuste o roteiro da cerimônia e da festa.

20 dias antes:

43- Confirme com o buffet o número final de convidados.

44- Entre em contato com os fornecedores para confirmar os horários de, número final de convidados e os pagamentos.

10 dias antes:

45- Pegue os trajes da noiva e do noivo. 

46- Prepare a mala da noite de núpcias e da lua de mel.

47- Delegue as funções do dia da festa. Quem será responsável por pagar os fornecedores após o evento? Quem deverá resolver qualquer imprevisto que surja?

Na véspera:

48- Tire o dia para descansar e se preparar.

Organizar casamento pode ser bem cansativo, então tente antecipar todas as tarefas para que na véspera on noivos estejam satisfeitos, felizes e confiantes que tudo dará certo. Então contrate bons profissionais, e curtam muito o momento. 

Alguns casais tem a tradição de não se verem na véspera, então passem o tempo em um local tranquilo e com pessoas queridas e positivas. Esses instantes pré cerimônia precisam ser os mais agradáveis possíveis para que o emocional e a pele estejam bons na grande dia.

No dia:


49- Alimente-se bem e procure relaxar. Não se esqueça de que você delegou as pendências para pessoas de confiança.

50- Aproveite! Essa é a hora de celebrar o amor, então curta cada momento junto do seu marido e da sua esposa, e das pessoas queridas.

Sejam felizes para sempre!

Se ainda não tem o serviço de fotografia para seu casamento entre em contato. Para mais conteúdos legais siga nosso Facebook ,  Instagram.