Imagem capa - Como um fotógrafo pode conquistar clientes por Renan Baschirotto Vieira

Como um fotógrafo pode conquistar clientes

Quer conquistar clientes e ter mais sucesso no seu negócio, e mais autoridade na sua profissão de fotógrafo? Então leia e coloque em prática as dicas abaixo. 

Atendimento

Não somente na fotografia, mas em qualquer serviço ou produto, para conquistar clientes é preciso ter um bom atendimento.  Ao procurar um fotógrafo o consumidor estará com expectativas muito altas, afinal será o registro de um evento e ou momento importante, então se essa expectativa for frustrada, aquele cliente não será seu. Primeiro de tudo, disponibilize vários meios de contato, e-mail, telefone fixo, celular, Whatsapp, redes sociais. Após, atenda de forma que a pessoa se sinta confortável e especial. Ouça bem, e ofereça opções de serviços de forma a convencê-la que você é o melhor para atendê-la. E importante, para conquistar clientes, é essencial que eles não fiquem esperando. Responda as dúvidas e envie propostas o mais rápido possível. 

Marketing digital

Certamente antes do contato telefônico e ou pessoalmente, as pessoas irão procurar na internet uma referência do seu trabalho. Então para conquistar clientes é preciso ter presença digital. Invista no marketing das redes sociais, blogs, sites e até mesmo anúncios pagos. Grande parte das pessoas, passam longos períodos do seu dia online, ou seja, há uma grande chance dos clientes conhecerem seu trabalho por meio da publicação de conteúdos de referência, e também imagens dos seus trabalhos. Depoimentos satisfeitos de clientes e ou fotografias de tirar o fôlego, são bons instrumentos para conquistar clientes.


Capacitação

Não pense que ter as melhores e mais caras câmeras e aparelhos, será o suficiente.  Para conquistar clientes é preciso apresentar um bom resultado final do seu trabalho, e para isso, é preciso estar capacitado. Estude bem seu equipamento para tirar o máximo de proveito dele, e também se atualize.  Ainda que se diga sem tempo para estudar, bons cursos e workshop online são eficientes para de ensinar sobre equipamentos, iluminação, direção de pessoas, fluxo de trabalho, edição de imagens dentre outros. Busque aprimorar sua técnicas e ou aprender novas formas de fotografar, isso fará toda a diferença no seu trabalho. 

Dica bônus: Assista esse vídeo e não erre mais: 3 ERROS QUE FOTÓGRAFOS COMETEM.


Postura profissional

Mesmo após um bom atendimento, se não tiver atento a sua postura profissional durante toda a prestação do serviço, dificilmente conseguirá conquistar clientes. Ao se apresentar para fazer a cobertura fotográfica no local para o qual foi contratado, deve ter em mente que todas as pessoas presentes, além de convidados,  podem ser também futuros contratantes. Por isso, se apresente  da melhor forma possível, trate todos com gentileza e demonstre “tempo” para conversar com as pessoas, refazer as fotos e ainda deixar que aqueles que solicitarem, vejam o registro na sua câmera. Ah e não se esqueça de sempre ter por perto, cartões com seus contatos, porque se tiver uma boa postura profissional, certamente alguém te pedirá.

Essas são dicas práticas do que você pode fazer a partir de agora. Espero ter ajudado!

Para mais conteúdos legais siga nosso Facebook ,  Instagram e canal do Youtube.