Imagem capa - Como conquistar clientes por Renan Baschirotto Vieira
Dicas fotografia

Como conquistar clientes

Sabemos que o mercado fotográfico é bem competitivo, por isso é preciso apresentar bons trabalhos, ter preços competitivos e se manter atualizado sobre as novidades e inovações da fotografia. Para te ajudar com seu negócio veja abaixo 5 dicas para conquistar clientes.


Como conquistar clientes? Monte um portfólio  

Primeiro de tudo, se deseja conquistar clientes é preciso apresentar seu trabalho. Para isso, monte um bom portfólio. Pense no conceito que deseja transmitir para as pessoas e então produza boas imagens e invista em uma boa impressão. Essa dica é válida tanto para os antigos como os novos fotógrafos. Por mais que tenha imagens digitais, é preciso ter um álbum de apresentação para encantar os clientes e convencê-los a fechar o serviço com você.

  

Tenha presença on-line

Conquistar clientes é difícil, estando fora do ambiente on-line fica quase impossível. Isso porque as pessoas confiam muito nas redes sociais e nas opiniões dos conhecidos virtuais para contratem um serviço. Uma das dicas para os fotógrafos profissionais é: seja visto. Com a grande concorrência, você precisa estar visível e disponível para ser lembrado. Se você for facilmente encontrado nas redes sociais e ou nos buscadores, certamente vai ajudar muito a se tornar mais conhecido e também na conquistas de clientes. 



conquistar clientes



Aposte nos eventos sociais

Pode parecer clichê, mas os eventos sociais ainda são “gatilhos” para conquistar clientes. Casamentos, aniversários, batizados e outros, sempre foram e serão momentos marcantes na vida das pessoas. Esses eventos correspondem a uma parcela muito grande da contratação dos serviços de fotografia. Por isso, não deixe de investir neles.  Busque estar sempre atualizado sobre esse tipo de registro. Divulgue constantemente imagens desses eventos, e se apresente da melhor forma possível nas festas para que os convidados se interessem pelos seus serviços.


Se mantenha atualizado

Além da atualização teórica, com novos cursos, leituras, treinamentos, também é preciso estar atualizado na prática, e isso significa, ter em mãos bons equipamentos. As pessoas estão cada vez mais exigentes, e em decorrência da internet, sempre “conhecem mais tecnicamente” aquilo que estão contratando. Então para conquistar clientes, além de ser um bom profissional, você precisa ter ferramentas modernas para atender aos mais exigentes. 

  


conquistar clientes



Defina sua tabela de preços 


Para conquistar clientes é preciso sim ter um valor competitivo, porém também deve-se levar em consideração os seus gastos e tempo com a organização, registro das imagens, direção do ensaio, edição, deslocamento entre outros.  E o mais importante, você não deve desvalorizar seu trabalho. A definição da sua tabela de preços, também deve variar de acordo com seu tempo de profissão, seus investimentos, seu grau de conhecimento, suas habilidades e competências. Se ainda restarem dúvidas, a dica é pesquisar os valores dos seus concorrentes mais próximos. 

  

Boa sorte e bom trabalho! 

Siga nossas redes sociais e veja outras dicas legais sobre tendências e fotografia. - Instagram e Facebook