Imagem capa - Contratar um promoter para o casamento sim ou não? por Renan Baschirotto Vieira
Fiquei Noiva, e agora?

Contratar um promoter para o casamento sim ou não?

O promoter é um profissional capacitado para desenvolver um evento, tanto no que se refere à organização, quanto à parte administrativa. A maioria dos casais de noivos contratam esses profissionais para auxiliá-los nos preparativos do casamento. Eles irão ajudar a contratar fornecedores e sabem o que precisa em um casamento, como quantidade de garçons, doces, bebidas e tudo mais que for relacionado ao casamento.

A vantagem de se ter um promoter para o casamento é poder ter maior tranquilidade quanto aos preparativos e saber que haverá alguém responsável para cuidar de todos os detalhes antes e durante o grande dia.


Muitas são as decisões para se tomar antes do dia do casamento para que tudo possa fluir como esperado, porém os noivos acabam sentindo-se perdidos e não sabem por onde começar. O promoter saberá direcionar as escolhas a serem tomadas.


O trabalho desse profissional inicia muito antes do que se possa imaginar. Primeiramente, ele irá traçar o perfil dos noivos e indicará fornecedores compatíveis no quesito gosto e também financeiro do casal.


O que fará o promoter?


A contratação do promoter para o casamento auxiliará os noivos em todos os preparativos, como direcionamento para contratação de fornecedores, negociação com os profissionais contratados, contato entre os diferentes fornecedores e verificação de contratos e prazos de entrega dos serviços contratados.

No grande dia será essencial ter um promoter, pois ele estará incumbido de organizar o recebimento de todos os produtos contratados com os fornecedores conforme o combinado, fará toda organização do cronograma do evento durante a cerimônia e também durante a festa, e caso ocorra algum problema ele terá um plano B para que tudo saia da maneira mais perfeita possível.


Qual é o custo de um promoter para casamento?

Há duas classificações para a contratação de um promoter:

Contratação de assessoria completa: em que o profissional irá fazer o acompanhamento antecedendo todos os preparativos, indicando fornecedores, auxiliará no planejamento do casamento como um todo e atenta os noivos quanto às datas de pagamento e reuniões com fornecedores;

Contratação de assessoria parcial: nesse tipo de contratação o promoter irá prestar serviço mais próximo à data do casamento, verificando prazos e serviços que constam no contrato, organização da cerimônia, festa e recepção dos convidados e pequenos ajustes que precisarem ser feitos na data do evento.

Os custos podem variar segundo o tipo de contratação desejada e mediante a forma que é cobrada por cada profissional e empresa. Alguns cobram por horas trabalhadas, outros fixam um preço de mercado e outros cobram uma comissão mediante o orçamento definido pelos noivos. Os valores giram em torno de R$800,00 à R$6.000,00

Um promoter experiente provavelmente terá uma lista maior de fornecedores para indicar, conhecerá o serviço de muitos prestadores de serviço para dizer quais são os melhores e terá maior bagagem para direcionar todo acompanhamento e decisões a serem tomadas. Com isso, sua mão-de-obra terá um custo mais elevado.

É possível também contratar profissionais mais novos, que estão ingressando no mercado, com um valor mais reduzido.

O importante é contratar um profissional que tenha comprometimento, responsável, alguém que vocês conheçam o serviço prestado e principalmente uma pessoa que vocês confiem, para sentirem-se seguros tanto nos preparativos quanto no grande dia.


Mas, afinal, contratar um promoter para o casamento: sim ou não?

Se você é uma pessoa que não dispõe de tempo, não tem um bom senso de organização ou noção de onde e como procurar fornecedores, é uma pessoa insegura que precisa de um auxílio, contratar um promoter será a escolha ideal.

Entretanto, se você é alguém que gosta de estar a par de todos os preparativos, tem tempo sobrando e quer economizar um pouco nos gastos para o casamento, poderá dispensar a contratação desse profissional, mas ainda assim precisará de um cerimonialista para organizar o evento no dia da realização.

O fato é que organizar um evento desse tipo pode gerar muita preocupação e estresse, há diversos depoimentos de noivos que disseram achar a contratação do promoter parte indispensável para a realização do casamento, por toda experiência que o profissional possui podendo transmitir mais.

Apesar de ser possível organizar o próprio casamento, há muitas decisões e escolhas a serem tomadas e os promoters de casamento já possuem uma bagagem de experiência para realizar esse tipo de evento. O mais importante é que tudo saia como o planejado e que seja um dia inesquecível e de muita comemoração.

Ah, espero ter ajudado você! Me diz uma coisa: gostou desse post? Deixe seu comentário, vai me ajudar a produzir mais conteúdos.