Imagem capa - Como escolher o espaço para o casamento  por Renan Baschirotto Vieira
Fiquei Noiva, e agora?

Como escolher o espaço para o casamento


Como escolher o espaço para o casamento?

Quando o assunto é casamento, o local escolhido tem que ser especial. Seja praia, campo, hotel, restaurante ou onde a imaginação puder alcançar. O importante é verificar os detalhes e evitar eventuais frustrações no seu grande dia.

Certas regras devem ser seguidas para contribuir com a segurança, conforto e bem-estar de todos os familiares e convidados, afinal será um dia memorável e você quer que seja o mais perfeito de sua vida.

Número de convidados

Primeiramente, temos que estar com a lista de convidados fechada, pois assim conseguiremos escolher um local que comporte todas as pessoas confortavelmente.

Visite o local escolhido e confira desde o estacionamento ao estado de conservação do imóvel, dos móveis, assim como das instalações elétricas (veja se existe gerador de energia, para o caso de faltar energia). Não esqueça de atentar-se também para as condições de higiene do local.




Serviços

Vários locais oferecem uma gama de serviços: móveis próprios, cerimonialistas, recepcionistas, equipe especializada, decoradores, open bar e buffet, gerador de energia e outros. Isso pode valer uma economia no seu orçamento, mas se mesmo assim você preferir contratar seus fornecedores, preste muita atenção nos valores e no contrato de cada um. Verifique também se o local escolhido permite a utilização de serviços externos.

Licença

Busque informações junto à prefeitura para saber se o local possui alvará de funcionamento. Converse com o responsável do local e verifique os documentos. Em caso de contratar uma banda ou de a festa rolar até altas horas da noite, veja se há residências próximas e se o local possui isolamento acústico, bem como até qual horário que a festa poderá acontecer.


Estilos

Esse é um tema que deve ser escolhido antes do local. Estilos clássicos combinam com mansões ou hotéis luxuosos, que ajudam com a própria arquitetura na decoração. Vintage, rústicos e bohos são ideais para restaurantes, sítios, praias e campo, porque são mais leves e graciosos.

Se sua lista de convidados for muito reduzida, poderá ainda contar com a opção de fazer um casamento em casa mesmo.

Um local de fácil acesso. Obtenha informações de serviços de transporte próximos. Saiba se o local oferece aos fornecedores lugares para carregar e descarregar as coisas facilmente e sem interferência com os convidados.

Se a festa acontecer em um local mais afastado, como em sítios e fazendas, enviar junto com o convite um mapa detalhado da localização.


Como chegar

Nesse dia o que mais queremos é apenas alegrias, então pesquise se o local tem índices de roubos e assaltos, pois a segurança de todos é muito importante. Veja também a iluminação das ruas, saídas de emergência e se existe uma equipe de seguranças durante o evento. Caso contrário, poderá contratar esse serviço à parte.


Segurança

Nesse dia o que mais queremos é apenas alegrias, então pesquise se o local tem índices de roubos e assaltos, pois a segurança de todos é muito importante. Iluminação das ruas, saídas de emergência e se existe uma equipe de seguranças durante o evento. Caso contrário, poderá contratar esse serviço à parte.   

2 em 1  - Festa e cerimônia no mesmo local

Se for realizar a festa no mesmo local da cerimônia, verifique se o espaço é suficiente. Salões, restaurantes e até mesmo casas de festas oferecem esse serviço.

Visite o local, imagine seus convidados ali e sempre questione a capacidade de pessoas em situações como essa.

Para quem é católico tem que ver quem irá celebrar a cerimonia. Há 3 opções: a primeira seria o padre abrir uma exceção em realizar a cerimonia, a segunda seria o ministro da igreja católica, e alguns católicos convidam pastores para realizar a cerimonia. Já nas outras religiões é mais comum esse estilo de casamento.

 







No campo

Se optar por um casamento ao ar livre, antes de tudo veja a estação do ano. Confira se existem tendas ou abrigos para o caso de chuva. Se for uma estação mais quente veja a possibilidade de um local refrigerado e que tenha cobertura para o sol.





Na praia

Basicamente as recomendações são as mesmas do que uma cerimônia no campo, porém com a ressalva de que a praia seja mais afastada e com pouco movimento. Isso evitará a movimentação de pessoas estranhas entre os convidados. Uma boa opção são as pousadas e hotéis que tenham praias privativas. 




Igreja

Prá quem não abre mão de entrar numa igreja, comece procurando a igreja ideal com o mínimo de 1 ano de antecedência. Vá até as secretarias e pergunte se aceitam fornecedores externos como floristas, músicos e decoradores. Verifique se a igreja escolhida fica próxima do local da festa. Geralmente devem ficar até o máximo de 20 minutos de distância entre eles.

Agora que você já conhece todas as dicas, já é hora de começar a procurar o local perfeito para a celebração de seu grande dia.



Não esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo. O que você achou?